Rubens Passaro

Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana

Audiovisual/Web design

O que é?

O documentário Ser Campeão é Detalhe que conta a história do time do Corinthians dos anos de 82 e 83, conhecido como Democracia Corinthiana. Enquanto o país vivia uma ditadura política, esta equipe vivia um espírito de democracia. Time bicampeão paulista, com participação efetiva nas campanhas das diretas, e com um elenco de grandes jogadores e com muitas histórias. Depoimentos de Sócrates, Wladimir, Biro-Biro, Waldemar Pires, Sérgio Scarpelli, Zenon e Juca Kfouri.

Quando foi?

O filme iniciou como projeto de conclusão do curso de graduação de Midialogia na Unicamp, em 2008, e em parceria firmada com o Grupo Muzy e Dna Filmes, foi finalizado no final de 2011. O lançamento do filme foi no dia 08 de dezembro, no Museu do Futebol, em sessão aberta ao público. E logo depois da exibição houve um debate mais do que especial, com grandes nomes daquele time. No dia seguinte, disponibilizamos no site e redes sociais do filme, o documentário na íntegra.

Você fez o que?

Fui produtor, roteirista e participei na pesquisa.

E para saber mais?

A página do youtube do filme é: Ser Campeão é Detalhe. Lá, além de encontrar todo o filme na íntegra, você também encontra material extra interessantíssimo, de depoimentos a respeito de futebol e política que não entraram no filme.

Sobre mim

Facebook Linkedin Flickr

Rubens Passaro